Lembra daqueles bons e velhos tempos em que ficávamos horas a fio brincando com mil e uma atividades e rodeados por uma enorme e diversificada turma de amigos? Pois é, entre balanços e escorregas, gangorras, gira-giras, legos, cordas, bonecas e carrinhos, colocávamos a imaginação para funcionar e gastávamos toda essa nossa energia. Mas, o que parecia ser uma simples farra infantil era na verdade um aprendizado para a vida toda. Porque enquanto isso acontecia nossas habilidades motoras estavam sendo desenvolvidas e nosso comportamento social formado.
Brincar não é apenas uma maneira que a criança encontra para extravasar sua energia. É através dos jogos e das situações que cria que ela tenta entender o mundo a sua volta.
Segundo, a psicóloga infantil Luciana Gentilezza: "O brincar de faz conta fornece todas as coisas indispensáveis para um bom crescimento. Os brinquedos favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitindo à criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais ao mesmo tempo em que vai permitir o aperfeiçoamento das habilidades sociais e a comunicação."
Assim, os brinquedos permitemque as crianças experimentem o deslocamento no espaço, o tempo e o movimento.
Favorecem a socialização com outras crianças e possibilitam o contato com a natureza.
Os brinquedos ajudam no desenvolvimento de diferentes habilidades. Um balanço por exemplo, oferece a sençação de velocidade e de tempo, muito maior do que um trepa-trepa.
Já o gira-gira por ser redondo, dá uma noção de equilíbrio diferente do balanço.
Portanto, é de suma importância o brincar para que essas crianças não cresçam estressadas e sobrecarregadas, tendo assim, a oportunidade de exercitar seu lado infantil, de criar e de se expressar.
As seguintes atividades foram realizadas no pátio do Centro Educacional Pe. Trudo Plessers, com o 2º ano 01 e 02 na aula de Educação Física com a professora Mari Angela Voidaleski.