Rua Oclides Scortegagna, nº 66 | Centro - 89570-000 - Pinheiro Preto - SC
E-mail: centroeduca@pinheiropreto.sc.gov.br | Fone/Fax: 49 35622019 - 35621316

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Alunos do 2º ano se divertem nas aulas de Educação Física

    Lembra daqueles bons e velhos tempos em que ficávamos horas a fio brincando com mil e uma atividades e rodeados por uma enorme e diversificada turma de amigos? Pois é,  entre balanços e escorregas, gangorras, gira-giras, legos, cordas, bonecas e carrinhos, colocávamos a imaginação para funcionar e gastávamos toda essa nossa energia. Mas, o que parecia ser uma simples farra infantil era na verdade um aprendizado para a vida toda. Porque enquanto isso acontecia nossas habilidades motoras estavam sendo desenvolvidas e nosso comportamento social formado.
     Brincar não é apenas uma maneira que a criança encontra para extravasar sua energia.  É através dos jogos e das situações que cria que ela tenta entender o mundo a sua volta.
    Segundo, a psicóloga infantil Luciana Gentilezza: "O brincar de faz conta fornece todas as coisas indispensáveis para um bom crescimento. Os brinquedos favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitindo à criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais ao mesmo tempo em que vai permitir o aperfeiçoamento das habilidades sociais e a comunicação."
     Assim, os brinquedos permitemque as crianças experimentem o deslocamento no espaço, o tempo e o movimento.
     Favorecem a socialização com outras crianças e possibilitam o contato com a natureza.
    Os brinquedos ajudam no desenvolvimento de diferentes habilidades. Um balanço por exemplo, oferece a sençação de velocidade  e de tempo, muito maior do que um trepa-trepa.
     Já o gira-gira por ser redondo, dá uma noção de equilíbrio diferente do balanço.
    Portanto, é de suma importância o brincar para que essas crianças não cresçam estressadas e sobrecarregadas, tendo assim, a oportunidade de exercitar seu lado infantil, de criar e de se expressar.

    As seguintes atividades foram realizadas no pátio do Centro Educacional Pe. Trudo Plessers, com o 2º ano 01 e 02 na aula de Educação Física com a professora Mari Angela Voidaleski.




Nenhum comentário:

Postar um comentário