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terça-feira, 17 de abril de 2012

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA


A aprendizagem que o indivíduo adquire no decorrer de sua vida acontece de diferentes maneiras e em diversos lugares: na família, trabalho, mídia, lazer. No entanto, é na escola que ocorre de uma forma mais elaborada.
A escola enquanto instituição social deve estar vinculada com aspectos relacionados à sociedade. Para reforçar “o ensinar” ou seja sistematização da aprendizagem, além de trabalhar especificamente os conteúdos (áreas do conhecimento), deve levar em conta a organização escolar, estabelecendo valores ou normas, valorização do trabalho pedagógico, devendo garantir a seqüência planejada de atividades com o propósito de contribuir para que o aluno se aproprie de condições materiais, sociais e culturais tornando-se crítico, criativo, organizado, participativo, capacitado para conviver e superar os desafios do mundo que o cerca sentindo-se inserido neste meio.
A formação escolar deve propiciar aos indivíduos o desenvolvimento das habilidades e competências para que sejam capazes de construir e produzir instrumentos de compreensão da realidade, já que a escola, através dos conteúdos curriculares, proporciona a vivência e convivência dos indivíduos na sociedade. Sendo assim, um espaço de informação e formação cultural.
          Os conceitos essenciais  que compõem a matriz curricular escolar devem ter um contexto no universo cultural e oferecer todas as condições que o aprendizado necessita para fazer parte da sociedade, quer no presente, quer no futuro, enquanto sujeito ativo e participativo do processo democrático. Portanto, a importância da formação dos conceitos nela trabalhados revelam o compromisso da escola como cidadãos e garante seu acesso na sociedade.

PPP - 2012- Centro Educacional Pe. Trudo Plessers

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