Algumas atividades foram realizadas independentemente pela professora, como a construção da Pirâmide Alimentar, a elaboração de pequenos textos sobre Saúde e Alimentação e a Avaliação Nutricional. Algumas falas dos nossos alunos merecem um grande destaque, como a da aluna Marieli Motta: “Nós devemos agradecer os nossos agricultores, pois eles que, na verdade, trazem os alimentos para nós”.
No dia 29.03, realizei uma atividade com os alunos de 3º. ano e Creche (turmas das Professoras Mari Angela, Bernadete, Caroline e Olivete), denominada “As Cores da Saúde: conhecendo o poder dos sucos”. No momento, falei sobre a importância de uma “Alimentação Saudável”, os “Grupos Alimentares” e a “Pirâmide Alimentar”, através de uma pequena palestra, alternada com a apresentação de um vídeo da “Máquina Humana – Sistema Digestório”.
Na ocasião, trabalhamos com a oferta de 3 sucos: Suco Vermelho (composto por melancia, infusão de erva doce e folhas de hortelã), Suco Verde (composto por abacaxi, couve e hortelã) e Suco Laranja (composto por laranja, cenoura, maçã, gengibre e limão). Após a palestra, houve a explanação sobre a importância nutricional e fitoterápica de todos os alimentos e plantas medicinais utilizadas nas receitas. Todos os sucos foram muito bem aceitos pelos alunos, e como atividade, os alunos criaram o nome que representa o suco degustado (cada aluno recebeu a tarefa para somente 1 receita).
Em um segundo momento, dia 10.04, palestrei e orientei todos os alunos, como interpretar a Curva de Crescimento do IMC (NCHS/CDC, 2000). Cada criança recebeu uma Ficha da curva, juntamente com seus dados (nome completo, idade, data de nascimento, data de coleta de dados, peso, altura e IMC) e desta forma, o grande grupo acompanhado por mim e pela professora Mari Angela, tiveram o seu estado nutricional analisado pela curva.
Fonte:
· PHILIPPI, S. T., SZARFARC, S. C., LATTERZA, A. R. Virtual Nutri (software) versão 1.0 for Windows. Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1996. Disponível aqui).
· National Center for Health Statistics in collaboration with the National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion, 2000.
Matéria publicada pela nutricionista Karine Albiero, em seu Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário