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terça-feira, 7 de outubro de 2014

TRABALHO DE PÓS GRADUAÇÃO DE PROFESSORES


UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE AÇÃO COLETIVA - PLAC1
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Coordenador: Henrique César Da Silva
Professora: Silvia Inês De Vasconcelos
 Cursistas: Adriana Ceroni
Bernardete Farina
FabianaKopp Benque
Juliana Pasold Guzzi
Jussara F. Trevizol Einsweiler
Sirlei Denardi

RETRATO DA ESCOLA:
CENTRO EDUCACIONAL PADRE TRUDO PLESSERS - CEPTP

             O Centro Educacional Padre Trudo Plessers, está localizado à Rua Oclides Benedito Scortegagna, nº 66 na cidade de Pinheiro Preto, Estado de Santa Catarina.  A escola foi criada com o objetivo de Nucleação das nove Escolas Multisseriadas, visando proporcionar aos alunos oriundos do interior do município uma educação de qualidade.
Atualmente a escola tem 320 alunos desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Conta com uma equipe de profissionais habilitados e em constante aperfeiçoamento profissional. Tem uma sala multifuncional para as crianças com necessidades especiais. Para as atividades físicas a escola tem um ginásio coberto e um parque. Biblioteca, auditório, telecentro e o e-proinfo. Para divulgação dos trabalhos e avisos a escola mantém um Blog.
              A escola, conta com os seguintes recursos: 02 aparelhos projetores, 02 notebooks, 1 lousa digital(não instalada), 2 computadores para a secretaria, 1 computador na sala dos professores, 3 máquinas fotográficas digitais, 1 filmadora digital, 2 fotocopiadoras, 4 impressoras coloridas, 2 amplificadores de som, um laboratório de informática com 18 computadores para uso dos alunos (PROINFO). A escola utiliza o Auditório Municipal equipado com multimídia instalada, onde são exibidos filmes. Pode-se também utilizar o Telecentro Comunitário. Todas as salas são equipadas com aparelho de televisão e DVD. Há disponibilidade de internet wi-fi em quase toda a escola, mesmo às vezes muito lenta, mas de grande utilidade.
               Segundo o conteúdo do Módulo PLAC 1:


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia, influenciando nossos hábitos e modificando as formas como obtemos informações, aprendemos, trabalhamos, nos divertimos, nos comunicamos e nos relacionamos nos mais diferentes contextos e atividades.

             Por meio de uma pesquisa realizada com os alunos constatou-se que 55% dos mesmos não tem computador e 62% não tem acesso a internet, ou seja, uma pequena parcela dos alunos tem acesso as tecnologias de informação, sendo que a maioria deles passa a ter acesso as novas tecnologias somente na escola. Outro dado relevante diagnosticado na pesquisa é que 96% dos alunos gostam de utilizar a sala informatizada para realizar as atividades. Por este motivo que se deve intensificar o uso das mesmas para que se possa incluí-los digitalmente.
        A escola possui um Blog onde são postadas fotos dos eventos e de atividades realizadas com os alunos. Contatou-se com a pesquisa que 88% dos alunos não acessam o Blog da escola.
             Na pesquisa realiza com os professores nota-se que eles estão inseridos no mundo digital. A maioria classifica o seu conhecimento em informática básico, utilizando a internet como instrumento de pesquisa. Constatou-se que a maioria dos professores utiliza a sala informatizada do PROINFO raramente, sendo que a maioria deles não domina o sistema operacional Linux, mesmo já sendo realizada a capacitação para os mesmos. Reconhecidamente a capacitação dos professores é um grande desafio, pois a maioria não possui conhecimento e habilidades para o uso independente das tecnologias, embora tenham consciência de sua importância.
                Nota-se que alguns professores utilizam os recursos tecnológicos que a escola possui. Os aparelhos projetores e notebooks são geralmente utilizados em salas de aulas para exposição de vídeos educativos e apresentação de livros ilustrados
         No Plano Político Pedagógico da escola consta que a “Aula de informática” tem por objetivo atender as necessidades do educando para que utilizem o computador como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como contribuir com a alfabetização escolar. Com horário de uma hora aula, o professor acompanha os alunos até a sala de informática, tendo claro o objetivo e atividade que deseja realizar. Terá ajuda dos monitores que estão atendendo na sala de informática. Verificou-se com a pesquisa que maioria dos professores raramente utiliza este recurso tecnológico.
                 No currículo não consta aulas de informática, elas são organizadas pelo próprio professor regente e agendadas em horários estabelecidos. Alguns professores utilizam tanto a sala do Telecentro Comunitário como a sala do PROINFO, mas não ocorre a interdisciplinaridade.
                Conforme relata Ivani FAZENDA:

A atitude interdisciplinar não está na junção de conteúdos, nem na junção de métodos; muito menos na junção de disciplinas, nem na criação de novos conteúdos produtos dessas funções; a atitude interdisciplinar está contida nas pessoas que pensam o projeto educativo. Qualquer disciplina, e não especificamente a didática ou estágio, pode ser a articuladora de um novo fazer e de um novo pensar a formação de educador. (FAZENDA, 1993, p. 64).

           Dentro do contexto pedagógico em relação ao uso das tecnologias há professores que tem realizado diversas atividades apropriando-se da Cultura Digital para inovar a sua prática pedagógica, sendo significativo citar algumas experiências: Nas aulas de Língua Inglesa a professora utiliza o Google Tradutor para traduzir e pronunciar corretamente as palavras. Nas aulas de Arte a professora realiza diversas pesquisas, onde os alunos podem conhecer tanto a biografia como os trabalhos dos artistas. As professoras alfabetizadoras utilizam com freqüência a sala informatizada utilizando-se de jogos de alfabetização disponíveis na web. Outros professores também realizam a internet como fonte de pesquisa com os alunos. Muitas atividades interessantes estão sendo realizadas por outros professores, mas ainda são pouco divulgadas no mundo virtual.
              Assim, o retrato atual do Centro Educacional Padre Trudo Plessers, com relação ao uso das TDIC é o de evolução gradativa, tanto da formação dos professores quanto a aquisição de novos e melhores equipamentos. A escola vivencia a Cultura Digital numa dialética visível. Por um aspecto está aberta a mudanças com profissionais inovadores, por outro lado os profissionais temerosos com o novo. Falta maior integração e principalmente ousadia para usar os novos recursos. Muito ainda precisa ser feito para que as tecnologias da informação sejam utilizadas como aliadas nos processo de ensino-aprendizagem, incluindo assim a cultura digital no cotidiano escolar.


Referências

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

Módulo PLAC1. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e as Práticas Socioculturais. Disponível em: < http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/storage/modulos/384/57365/plac_plano_de_acao_coletiva/topico-1.html>.  Acesso em: 28 ago. de 2014.



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